Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Preconceitos

Vivemos em uma sociedade muito preconceituosa e isso afeta - e muito - a nossa vida.
Quando andamos na rua, estamos totalmente sujeitos a sermos vítimas de preconceitos.
As pessoas têm preconceito de qualquer coisa, de aparência física, da cor de pele, do modo como alguém se veste, de como alguém age. Em fim as pessoas têm preconceito de tudo, por isso fazem julgamentos sem terem nenhum fundamento.
As pessoas julgam muito mais pela aparência do que por qualquer coisa. Pode ser pela roupa, cor de pele, se é feio (a), se é bonito (a), se se veste bem ou mal, mas nunca se dão conta que, o que vale em uma pessoa não é a cor de pele, o modo com ela se veste ou a aparência física, e sim caráter, isso sim é o que realmente importa em uma pessoa. Não é o jeito como uma pessoa se veste ou a aparência dela, que vai dizer se ela é uma boa pessoa ou não, o que vai dizer isso é o seu caráter.
Um exemplo claro disso é que se uma pessoa mal vestida entrar um uma loja, em poucos segundos os funcionários daquela loja já ficam de olho naquela pessoa, isso quando o mal julgamento não é tão grande a ponto de chamar a polícia sem ter nenhuma prova concreta.
As pessoas não querem ser julgadas, porém julgam.
Se você não quer ser julgado então não julgue, se você não quer que tenham preconceito de você, não tenha preconceito de ninguém.
O preconceito é dirigido muito mais para a aparência, e isso fez com que as pessoas buscassem cada vez mais uma aparência melhor. Então elas compram cada vez mais coisas para melhorarem a sua aparência, e ai acabam se prejudicando, muitas vezes comprometendo até a saúde. Os homens, na busca de um corpo perfeito começam a injetar em si, produtos prejudiciais à saúde. As mulheres fazem cirurgias plásticas desnecessariamente, e muitas vezes essas cirurgias não dão certo. Se ninguém tivesse preconceito o mundo seria um lugar bem agradável de se viver, e isso não aconteceria, pois ninguém andaria com medo de ser vítima de preconceito ou de mal julgamento.
Não tem como evitar o preconceito, pois ele está em qualquer lugar. Cabe a todos nós sabermos lidar com ele.
E é isso ai. Espero que tenham gostado do post.
Enfatizando sempre que meus posts não são verdades absolutas, são apenas pensamentos que gosto de compartilhar com vocês que lêem meu blog.
Boa tarde e até o próximo post.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Laços

O que são laços? Laços são vínculos que criamos ao longo de nossas vidas e que nos ajudam a formar as nossas características e a amadurecer.
Os primeiro laço que criamos é com nossa mãe, pois é ela que nos alimenta da carinho, amor, atenção, e tudo que precisamos nos primeiros momentos das nossas vidas.
Quando crescemos criamos outros laços com outras pessoas, fazemos amigos e, na adolescência, começamos a nos relacionar.
·         Amizades: as amizades são fundamentais para formação do caráter de uma pessoa pois de uma maneira ou de outra as características de outras pessoas influenciam na formação da personalidade. Mas pais, mantenha os olhos bem abertos para as amizades de seus filhos pois as "amizades" podem influenciar tanto para o bem quanto para o mal, então fiquem de olho.
·         Namoro: o namoro é essencial no amadurecimento de uma pessoa, pois envolve sentimentos fortes e faz com que lidemos com situações nas quais temos que ter maturidade para resolver. Quando o casal se vê em uma situação difícil, tanto o menino quanto a menina vão tentar resolver da melhor forma possível e é ai que ambos amadurecem quando acham a solução, pois ao mesmo tempo que eles foram maduros o suficiente para achar a solução para o problema, ganharam experiência com aquilo e não farão mesma coisa de novo.
·         Presença dos pais: a presença dos pais em todos os relacionamentos de seu filho(a) é de extrema importância, pois assim tomam ciência de que tipo de amizade seu filho tem, podendo assim dar conselhos a respeito de que pessoas estão ao seu redor, e podendo evitar também que o filho(a) tenha relacionamentos prejudiciais à sua conduta. Também é muito importante que o filho (a) perceba que os pais estão presentes, que se importam com ele(a), pois assim, o filho(a) pode ter mais diálogo com seus pais, e isso também ajuda os pais a conhecerem melhor seus filhos, pois por mais que os pais tenham criado e saibam muitas coisas da personalidade de seu filho(a), se não houver diálogo, não vão saber 100% do que se passa com o filho(a), e isso acaba prejudicando o relacionamento pais/filhos(as).
Alguns laços que fazemos em nossas vidas são permanentes, são laços que devem ser preservados, e alguns laços devemos ir construindo.
Nossa vida é cheia de laços, preserve os que lhe faz bem e os que te abatem de alguma maneira é melhor desfazê-los.
E eu vou ficando por aqui.
Até o próximo post...